Consultoria
IBCO (Instituto Brasileiro dos Consultores de Organização): associação de consultores sem fins lucrativos.
Objetivo: promover uma melhor compreensão da atividade, funções e contribuições da consultoria de organização à economia, às empresas e à sociedade diligenciando no sentido da valorização profissional dessa atividade.
Definição de Consultoria Organizacional: atividade que visa à investigação, identificação, estudo e solução de problemas, gerais ou parciais, atinentes à estrutura, ao funcionamento e à administração de empresas e entidades privadas ou estatais.
Definição de consultor: profissional capaz de indicar métodos e soluções a serem adotados, criando condições para a sua implantação nas empresas-clientes.
A consultoria: atividade profissional em uma indústria cada vez mais competitiva, globalizada e economicamente importante, que exige profissionais sempre mais capacitados para atender aos desafios mais exigentes do mercado.
Objetivo principal do consultor: Estabelecer uma relação com o cliente, com o conhecimento e consigo mesmo a fim de alcançar a excelência, à “maestria”.
Funções do consultor: apontar os resultados e benefícios que serão percebidos e incorporados na rotina de seus clientes.
Item 1.2.
Origem da palavra consultoria: “consultare”, no latim, significa dar ou receber conselhos, aconselhar e também ser aconselhado.Tratava-se da “observação sistemática e inteligente dos fenômenos naturais”.
Exemplos históricos de consultores: os druidas, os magos chineses, o Oráculo de Delfos. Visava atender um mundo onde o ambiente de negócios era constituído por um Estado absolutista, pelo clero, por artesões e comerciantes. Com o fim do absolutismo e o início das atividades industriais e das corporações, as mudanças ocorridas no cenário econômico e no social demandaram uma adaptação por parte dos consultores, já que o foco das empresas passou a ser a operação.
Modelo atual de consultor: