consultoria
Racionalização (fatores)
A racionalização envolve a criação de razões que não são reais, isso é muito comum tanto para o consultor quanto para as pessoas chaves da empresa. Um gerente que está sempre atrasado com seus relatórios pode culpar os seus subordinados de não fazerem suas atividades. “Nesta seção nada está funcionando direito” ou “o problema é devido á inflação elevada”.
Projeção de culpa
Esta distorção ocorre quando as pessoas com baixo nível de sensibilidade projetam em outros os atributos que não querem ver em suas próprias personalidades, outros tipos de distorções incluem a ociosidade atribuída a outros e a desarmonia entre departamentos.
Adaptação negativa
Muitos gerentes se adaptam a uma situação negativa, perdendo a visão da situação ideal. Acreditam que seus departamentos têm bom desempenho, mas uma análise objetiva não confirmaria esta conclusão.
Aceitação de sintomas como causas
É bastante comum os gerentes demonstrarem uma falha de entendimento das razões reais para uma situação de problemas, muitas vezes, esses sintomas são aceitos como as razões reais.
Falta de uso de uma linguagem conceitual
Os administradores devem trabalhar junto usando sempre uma mesma linguagem para não se confundir, tentando sempre não usar gírias principalmente se não puder ser entendidas por todos.
Padronização de conceitos
Uma utilização de um mesmo conceito padrão para todos os problemas é indicação de uma rigidez intelectual que pode prejudicar o entendimento de real situação, se fizer uma explicação muito simples nem sempre ela pode ser compreendida.
Alto nível de ansiedade
Um individuo precisa ter uma certa preocupação par ter um bom desempenho mais não pode ser excessiva ou se tornará prejudicial.
HABILIDADES DO CONSULTOR EMPRESARIAL
Habilidades comportamentais
Para podermos lidar com pessoas precisamos de algumas habilidades comportamentais: sensibilidade e transformar idéias e