Consultoria E Treinamento
Antes de começar toda a parte burocrática REFLITA se você tem o Perfil Empreendedor para abrir um negócio próprio, fazer isso motivada por frustrações pessoais muitas vezes resulta em fracasso.
Pense em um negócio inovador (consultoria) e que traga algum diferencial para prosperar no mercado.
1 – Elabore o Contrato Social, definindo o objetivo e o ramo da empresa, aspectos societários, formação de Capital Social.
2 – Levar o Contrato Social e os documentos pessoais dos sócios a Junta Comercial ou ao Cartório de Registro de Pessoa Jurídica.
Para a empresa esse passo é equivalente a obtenção da Certidão de nascimento da pessoa física, deve se verificar se há alguma outra empresa cadastrada com o nome pretendido, geralmente é necessário preencher um formulário próprio com três opções de nomes, há estados que já oferecem este serviços pela internet, se tudo estiver certo será possível prosseguir com o arquivamento do Ato Constitutivo da Empresa.
Oficialização da empresa:
Contrato Social ou Requerimento do empresário Individual ou Estatuto em três vias
Copia autenticada do RG e CPF do titular ou dos sócios
Requerimento padrão (Capa da Junta Comercial) em uma via
FNC Ficha de Cadastro Nacional – modelo 1 E 2, em uma via
Pagamento de taxas através de DARF
VALE LEMBRAR
Que os preços e prazos para abertura da empresa varias de estado para estado (ver em MS) para isso o ideal é consultar o site da Junta Comercial do Estrado em que a empresa estiver localizada.
Registra a empresa, será entregue ao proprietário o numero de identificação do registro da empresa (NIRE) que é uma etiqueta ou um carimbo feito pela Junta Comercial ou Cartório contendo um numero que é fixado no ato constitutivo, com o NIRE em mãos chega a hora de registrar a empresa como contribuinte, ou seja de obter o CNPJ. (entrar no site da Receita Federal) para fazer isso com o CNPJ cadastrado é preciso ir a Prefeitura ou administração Regional para