Consultoria empresarial
2. JUSTIFICATIVA
Nos dias de hoje está claro que somente empresas estruturadas para enfrentar o mercado altamente competitivo sobreviverão. Contudo, ainda é comum empresas que buscam pelo aperfeiçoamento de suas técnicas de produção e deixam de lado a busca por informações de dados importantes para o processo de tomada de decisão na mesma. Portanto, é fundamental que as empresas capacitem seus colaboradores a fim de que estes estejam aptos a solucionar e/ou evitar possíveis problemas organizacionais.
Em caso dos próprios colaboradores não apresentarem soluções ou estratégias preventivas aos problemas da empresa, uma das formas de buscar soluções e suprir esta falta de preparo, muitas vezes não reconhecida, esta na figura do consultor empresarial, profissional capacitado para prestar serviços às empresas a fim de alavancar os negócios de forma rápida e eficaz.
Os serviços de consultoria revelam a intenção de ajuda para a solução de algum problema organizacional. Segundo Caplan (1970, p.19), consultoria é “um processo de interação entre dois profissionais, o consultor, que é um especialista e o consultando que é o que solicita o auxílio do consultor em relação a um problema de trabalho do momento, com o qual ele enfrenta algumas dificuldades e o qual ele entende que pertença a outras áreas específicas do conhecimento”.
Oliveira (2004) também define consultoria como um processo interativo, contudo refere-se à uma processo de um agente de mudanças externas e internas a empresa, o qual assume a responsabilidade de auxiliar executivos e profissionais da referida empresa nas tomadas de decisões, envolvendo buscar através de investigações, identificações para o estudo e solução de problemas gerais ou parciais, atinentes à estrutura e funcionalismo e da administração empresarial.
Por via a consultoria empresarial é um ponto de apoio que deve se tornar um grande elo que ligará a empresa