Consultoria empresarial em uma clínica de cardiologia
ÍGOR CÉSAR DE ANDRADE BARRETO
O presente trabalho tem o intuito de mostrar uma consultoria empresarial em uma clínica de cardiologia, através da investigação de aspectos que podem ser melhorados em seu quadro de serviços prestados à sociedade. Tais ações visam melhorias na satisfação de seus clientes e consequentemente aumento na competitividade da empresa. Com isso, é necessário que haja uma avaliação para corrigir sempre possíveis lacunas e melhorar o desempenho organizacional, pensando inicialmente em disponibilizar serviços que tragam benefícios aos consumidores.
Para obter uma avaliação melhor do mercado, faz-se necessário buscar dados e informações que a auxiliem na implementação de novas estratégias, para desenvolver ações de melhoria contínua nas áreas relevantes e assim, atingir o sucesso organizacional. Sendo assim, a análise começou com o diagnóstico empresarial que abordou dez dimensões (Estratégias e Planos, Liderança, Pessoas, Saúde e Segurança no Trabalho, Clientes e Marketing, Finanças e Custos, Tecnologia da Informação, Gestão de Processos, Gestão Ambiental e Fornecedores e Parcerias). O método baseia-se em situações que demonstram o “nível” em que a organização se encontra através das descrições: Nenhuma, Baixa, Moderada e Alta. Juntamente com a relevância, utiliza-se a pontuação de 0 a 4, a saber: 0 significa que não se adequa a empresa; 1 a empresa não atende às normas; 2 a empresa atende fracionário à descrição; 3 a empresa atende totalmente à descrição, mas não se aplica a prática contínua e 4 a empresa atende totalmente à descrição e tem prática contínua.
No que diz respeito ao primeiro momento, é de fundamental importância a utilização de outras ferramentas. Essas ferramentas ajudaram na obtenção de forma precisa do diagnóstico empresarial, por intermédio da Análise SWOT e dos Planos de Ação, que serão apresentados segundo a metodologia 5W2H. A análise SWOT é uma das ferramentas mais utilizadas para