CONSULTORIA DE RH – UMA FERRAMENTA DE COMPETITIVIDADE

3509 palavras 15 páginas
Sumário

INTRODUÇÃO 3

1. CONSULTORIA DE RECURSOS HUMANOS E O CONSULTOR 4
2. EMPRESAS COMPETITIVAS E A COMPETITIVIDADE 6
3. CONSULTORIA DE RH E AS EMPRESAS 7

CONCLUSÃO 11
BIBLIOGRAFIA 13

INTRODUÇÃO As empresas contemporâneas buscam cada vez mais o destaque em termos produtivos, estruturais e administrativos, visando à competitividade do empreendimento. Esta é uma meta a ser alcançada pela maioria das organizações, porém ao longo de sua estruturação e desenvolvimento encontram obstáculos para atingirem os objetivos principalmente por não conseguirem enxergar os pontos fracos que precisam de mudança e reestruturação. A solução para tais questões pode vir, em sua maioria, por meio da consultoria. Na concepção de Quintella (1994) a Consultoria Empresarial é um serviço de aconselhamento contratado por organizações junto às pessoas qualificadas e especialmente treinadas. Elas identificam problemas gerenciais, analisando-os e encontrando soluções de forma objetiva e independente, e por fim auxiliam na implantação das medidas encontradas.
Já a consultoria de Recursos Humanos (RH) tem o papel específico na gestão de pessoas e de todos os processos de RH a serem estabelecidos e averiguados, fazendo o diagnóstico dos fatores tanto positivos quanto negativos da organização e entendendo suas reais necessidades. Focada não somente nos processos, mas exercendo uma influência estratégica, a consultoria de RH vem alinhar as ações mais operacionais deste setor com os objetivos empresariais.
Por muito tempo os trabalhadores de uma organização eram valorizados apenas por sua capacidade de produzir e obter lucros financeiros para a empresa. Este cenário sofreu mudanças ao longo dos anos por meio do surgimento das abordagens administrativas, principalmente da Escola das Relações Humanas. Esta focava no comportamento organizacional e relevava a influência do clima empresarial no bem estar e desempenho do profissional.

Relacionados

  • prestador de serviços e iso 9001
    40422 palavras | 162 páginas
  • RelOE2015 1
    113850 palavras | 456 páginas
  • 22222
    405343 palavras | 1622 páginas