CONSULTOR
• Basicamente o processo possui dois tipos de equipamentos:
- Equipamentos Automáticos
- Equipamentos Manuais
EXEMPLO EQUIPAMENTO AUTOMÁTICO PAW
Célula destinada a soldagem de revestimento com adição de pó metálico, através do processo PAW em dispositivo automático.
EXEMPLO EQUIPAMENTO MANUAL PAW
Exemplo de equipamento destinado ao processo de soldagem manual
PAW (micro plasma), principalmente utilizado na indústria medicinal, aeroespacial e de instrumentação.
FONTE PLASMA
As fontes destinadas ao processo de soldagem PAW, são geralmente de CC (corrente cte.) com polaridade direta, ou seja eletrodo (negativo), sua característica de construção pode desde retificadores até inversores e são definidas de acordo com o processo conforme abaixo:
Micro plasma: 0,1 a 15 Amp.
Media corrente: 15 a 200 Amp.
Keyhole: Acima de 100 Amp.
REFRIGERADOR
O refrigerador ou “cooler” deve ser bem dimensionado de acordo com a corrente máxima do equipamento, caso o contrário, não haverá a troca de calor necessária para refrigerar a tocha, causando o desgaste prematuro dos consumíveis da tocha, ou a queima total.
Observação importante com relação ao sentido das mangueiras: (nunca inverter o sentido).
IGNITOR HF (Alta freqüência) PLASMA
Para que se tenha início ao arco piloto, ou arco não transferido, é necessário que se tenha um ignitor de HF, que é responsável pelo rompimento da resistência elétrica existente entre o eletrodo de “ W ” e o bico da tocha, gerando uma pequena centelha responsável pela abertura do arco piloto.
TOCHA PLASMA
A tocha plasma se assemelha bastante à tocha TIG, a não ser pela constrição a passagem de gás no bico, e canais e mangueiras independentes para a passagem do gás plasma e gás de proteção, necessários para geração de maior calor durante o processo.
Também possui refrigeração à água devido ao grande calor gerado durante a constrição do arco elétrico.