Consultas de Segurança do Trabalho
Antes
Para que o jogador chegue ao campo bem preparado, seus músculos devem ter muuuito carboidrato. Algumas sugestões de alimentos ricos deste nutriente e que têm fácil digestão são: frutas, suco de frutas, biscoitos e pães. A água também deve ser consumida durante o período que antecede o treino ou a partida.
É muito importante que o nutricionista responsável pelo time, juntamente com o treinador, elabore um plano alimentar que atenda as necessidades dos jogadores, considerando a duração do treino e a intensidade dos exercícios. O uso de suplementos deve ser decidido por estes profissionais, considerando o perfil de cada jogador.
De acordo com Tânia, a refeição de véspera "deve ser composta por até 70% de carboidrato das calorias totais de nutrientes ingeridos. E no pré-jogo a grande refeição deve ser realizada cerca de 4 horas antes do jogo, pobre em fibras e gorduras, que retardam a digestão e o fluxo sanguíneo deve estar disponível para os músculos."
Durante
Para os jogadores terem sucesso em campo, a hidratação deve ser feita periodicamente durante a partida. Além disto, em muitos casos é recomendado o uso de suplementos ou complementos alimentares, como por exemplo, a maltodextrina, que é um tipo de carboidrato (açúcar) solúvel em água e de fácil consumo.
Depois
Logo após o treino (ou a partida), os estoques de carboidratos devem ser repostos, para que o glicogênio - energia que se deposita nos músculos - seja recuperado. Os minerais e as vitaminas também precisam ser consumidos; para isto, frutas e suco de frutas são ótimas opções.
O jogador também deve ofertar alimentos fontes de proteínas, para que o tecido muscular seja mantido. E para finalizar, mais uma vez, a água não pode faltar, para isto, ele deve esbanjar de líquidos após a partida!
Sem álcool
Tomar cerveja ou qualquer outra bebida alcoólica não é a melhor forma de se recuperar de um jogo, segundo estudo neozelandês