Constrção
"ESTUDO DE PROPOSTAS PARA O USO RACIONAL E EFICIENTE DA ÁGUA"
ESTUDO DE PROPOSTAS PARA O USO RACIONAL E EFICIENTE DA ÁGUA
O processo de desenvolvimento ocorreu de forma predatória, sem preocupação com a destruição do meio ambiente. Um dos temas muito discutidos atualmente é sobre o cenário de escassez de água no mundo. Para restabelecer o equilíbrio entre oferta e demanda de água e garantir a sustentabilidade do desenvolvimento econômico e social, é necessário que métodos e sistemas alternativos sejam convenientemente desenvolvidos e aplicados. Nesse sentido, reuso, reciclagem, gestão da demanda, redução de perdas e minimização da geração de efluentes se constituem, em associação às práticas conservacionistas, nas palavraschave em termos de gestão de recursos hídricos e de redução da poluição.
Água: Um Elemento Vital
Onde não há água não há vida. O corpo humano é formado em sua maior parte por água, ele precisa de pelo menos 2,5 litros/dia para seu bom funcionamento, segundo o PNUMA. De acordo com a ONU cada pessoa precisa de 110 litros /dia para atender as necessidades de consumo e de higiene. Apenas 2,59% do volume total de água existente na Terra é doce, sendo que mais de 99% encontram-se em geleiras, calotas polares e aquíferos muito profundos. Do restante, quase metade está no corpo de animais e vegetais (biota), como umidade do solo e vapor de água na atmosfera, e a outra parte está disponível em rios e lagos. (PNUMA).
Água: Um Elemento Vital
“Se não houver uma melhor gestão de recursos hídricos e dos respectivos ecossistemas, 2/3 da humanidade irá sofrer uma severa ou moderada falta de água em 2025”, afirma o diretor geral da UNESCO. Segundo especialistas, existem cerca de 200 bacias localizadas nas áreas de fronteiras de vários países, o que poderá induzir, num futuro não muito distante, guerras pela utilização da água. Entre os países, o Brasil é privilegiado, pois possui 12% da água doce superficial do planeta, porém desse