Construções sustentáveis
CURSO DE TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
TRABALHO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
“CONSTRUÇÕES SUSTENTÁVEIS”
MATÉRIA: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO ALUNO: GUILHERME DE MELO VEIGA
PROFª: LUCIANA TOSTES
TURMA: EDN11
DATA: 04/09/2015
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. DESENVOLVIMENTO 3
2.1. A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL NO MUNDO ATUAL 3
2.2. REAPROVEITAMENTO E REDUÇÃO DE RESÍDUOS 4
2.3. MODALIDADES CONSTRUTIVAS SUSTENTÁVEIS 6
2.4. SUSTENTABILIDADE NAS OLIMPÍADAS RIO 2016 7
3. CONCLUSÃO 9
4. BIBLIOGRAFIA 10
1. INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos, com a constante degradação do meio ambiente e os efeitos decorrentes da mesma, as formas de produzir e construir passaram por uma mudança significativa. Obtenção de energia através do ar, das marés e construção sustentável são alguns exemplos dessas alterações.
A construção sustentável tornou-se essencial para a humanidade atual e proporciona um equilíbrio social, ambiental e econômico. Apesar de ser onerosa a princípio, em longo prazo torna-se economicamente lucrativa ao proprietário.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL NO MUNDO ATUAL Segundo Brundtland Report em 1987, que idealizou a primeira definição de desenvolvimento sustentável, o mesmo é aquele que atende às necessidades do presente, sem comprometer o atendimento às necessidades das gerações futuras.
Devido à grande preocupação com o meio ambiente visto ao aquecimento global, que consolidou-se através do constante crescimento da temperatura do planeta, foram realizadas conferências mundiais e criados protocolos para discutir o assunto. Alguns deles foram a criação do protocolo de Kyoto e a conferência Rio’92 no Rio de Janeiro, em 1992, em que o assunto principal foi a redução dos gases nocivos à atmosfera e o impacto ambiental dos assentamentos humanos no planeta, respectivamente.
Um dos setores que mais consome recursos é o da construção civil. O método construtivo atual usa mais de 40% da energia produzida