construções sustentaveis
Brises normalmente usados para bloquear a ação do sol, sem perder a ventilação. Ele pode ser usado tanto em casas quanto em edifícios, geralmente feitos de diversos materiais tais como composto de madeira, concreto, plástico ou metal. Elas podem estar na vertical ou na horizontalmente e podem ser fixas ou móveis, as móveis são as mais eficientes, pois durante o dia a posição do sol varia.
Como posicionar os brises
Para uma boa instalação sem problemas futuros, uma regra básica na escolha da posição dos brises na maior parte do Brasil é a seguinte: para as fachadas leste e oeste que recebem respectivamente o sol da manhã e o da tarde, prefira os brises com aletas verticais. Para a fachada norte, que recebe sol durante todo o dia, prefira os brises horizontais. A fachada sul carece menos dos brises, vendo que temuma incidência de sol muito menor. Sempre que possível prefira os brises móveis.,
Outro tipo muito popular de brise são os cobogós, também chamados de elementos vazados. (O nome cobogó é formado pela primeira sílaba do sobrenome dos três engenheiros que inventaram o produto no século passado: Coimbra, Boeckmann e Góis.)
Muito utilizados nos edifícios públicos pelo baixo custo e grande durabilidade, os cobogós são aqueles blocos vazados decorativos, normalmente feitos de concreto ou de cerâmica. No mercado há diversas opções de formato e tamanho de diferentes fabricantes.
As chapas perfuradas são cada vez mais utilizadas com esta função de proteção solar. O mercado está repleto de opções de chapas de aço ou alumínio com furos redondos, quadrados, retangulares, em forma de estrela, etc. Quando usadas na fachada, essas placas nada mais são do que brises.
Outros elementos mais elaborados como as malhas metálicas, as chapas de aço ou cobre com furos sob medida, os tecidos ou os gradis podem também ser utilizados com esta função. A verdade é que a cada ano diversos tipos de