Construção sustentável
GRUPO DE TRABALHO DE SUSTENTABILIDADE.
RECOMENDAQGES BASICAS PARA PROJETOS DE ARQUITETURA .
INTRODUQAO
O Grupo de Trabalho de Sustentabilidade da AsBEA, as vésperas de completar seu primeiro ano de existéncia, e tendo recém—adquirido um status de diretoria, decidiu reunir, num texto simples e sucinto, os pontos entendidos como basicos na conceituacao do que é uma obra sustentavel, bem como os procedimentos mais rudimentares que Ievarao a uma acao em prol da reducao do impacto ambiental causado pelas obras civis.
A partir da troca de conhecimentos, debates, interacao com pessoas e entidades com diferentes experiéncias, conseguimos acumular um pequeno conhecimento que, esperamos, seja extremamente util para os escritorios associados.
Outros trabalhos estao em andamento como o Programa para Neutralizacao de ca rbono das obras civis, o plano para a criacao de uma associacao para a construcao do ambiente sustentavel, a pasta de catalogos de materiais com bom desempenho ambiental.
A intencao da AsBEA é atuar como o mais importante interlocutor entre a sociedade, os poderes publicos, a universidade para a construcao das diretrizes que nortearao os novos procedimentos da construcao civil na era da sustentabilidade.
Alguns conceitos basicos devem nortear a elaboracao de um projeto de arquitetura na busca de melhores condicoes de sustentabilidade. Sao eles:
1. A sustentabilidade nao é um objetivo a ser alcancado, nao é uma situacao estanque, mas sim um processo, um caminho a ser seguido. Advém dai que a expressao correta a ser utilizada deve ser a de um projeto "mais" sustentavel. Todo o trabalho nesta area é feito a partir de intencoes, que sao renovadas continuamente e progressivamente. Intencoes estas genuinas, que devem estar verdadeiramente compromissadas com os valores do Cliente, a saber, o contratante, o usuario e a comunidade onde a obra esta inserida. Conhecer os valores do Cliente, e entender que projeto é o exercicio de intencoes e