construção sustentavel
Resumo
Utilizando um tubo de 130 cm e um cronometro, solta-se a esfera no tubo de glicerina e cronometra o tempo em que a esfera levará para percorrer os intervalos marcados no tubo. Repetir quatorze vezes o procedimento anterior anotando os resultados em uma tabela. Apartir dos resultados realiza-se os cálculos pedidos no roteiro. Em um papel milimetrado, escreve-se os resultados obtidos através de gráfico.
Objetivo
Através da análise do movimento de uma esfera num meio viscoso, verificar experimentalmente uma relação entre as variáveis desse fenômeno físico, utilizando para isso o uso de gráficos construídos a partir dos dados colhidos em laboratório. Com o gráfico em mãos, determinar qual o tipo de movimento que a esfera realiza ao se deslocar no interior de um tubo de vidro contendo um líquido viscoso.
Fundamentos teóricos
O movimento é uniforme quando a velocidade escalar do móvel é constante em qualquer instante ou intervalo de tempo, significando que, no movimento uniforme o móvel percorre distâncias iguais em tempos iguais. O movimento é retilíneo uniforme quando o móvel percorre uma trajetória retilínea e apresenta velocidade escalar constante. Como a velocidade escalar é constante em qualquer instante ou intervalo de tempo no movimento uniforme, a velocidade escalar média é igual à instantânea:
V = Vinst = Vmédia = S/t
Equação horária do movimento uniforme.
A equação horária de um movimento mostra como o espaço varia com o tempo: X = f(t) No movimento uniforme temos que:
V = Vmédia = Vinst = S/t = (S - S0)/(t - t0)
E obtemos: X