Construção Social: Ruptura e Permanência na Identidade Local
Componentes Curriculares: Filosofia: Língua Inglesa: Educação Física: Geografia: Biologia: Sociologia.
Professores Ministrantes: Luis Cláudio, Hevanna Lima, Cristiane Mourão, Kim Raone, Marcus Melo, Jefferson Lima, Sarah dos Santos, Josino Malagueta.
Professor Presencial: Hóstio José dos Santos
Série/Ano: 2º ano.
1. TEMA: CONSTRUÇÃO SOCIAL: RUPTURAS E PERMANÊNCIAS NA IDENTIDADE LOCAL
SANTO ANTÔNIO DO IÇÁ-AM
2014
JUSTIFICATIVA
É impossível estudar o contexto em que vivemos e cuidar deste patrimônio, dentro de uma abordagem puramente disciplinar, fragmentada: precisamos enfocar a questão de maneira interdisciplinar.
PROBLEMATIZAÇÃO
a) Quais mudanças ocorridas ao longo do tempo provocaram significativas transformações nos aspectos humanos do seu contexto?
b) Quais processos levaram a estas mudanças de identidade?
COMPETÊNCIAS
Compreender o próprio contexto através dos diversos fatores que contribuíram ou contribuem para a construção da identidade cultural local.
HABILIDADES
Desvelar os significados atribuídos sócio historicamente através das diversas formas de linguagens e manifestações culturais.
Compreender a influência do ambiente na construção destes significados ao longo do tempo.
METODOLOGIAS
O trabalho de pesquisa que tem como título “História de Vila Alterosa” será desenvolvido durante todo o primeiro semestre e parte do segundo. Onde terá orientação e acompanhamento de todos os professores ministrantes dos componentes de: Biologia; Língua Inglesa; Educação Física; Geografia e Sociologia. O andamento da pesquisa terá acompanhamento do professor presencial para que possa conduzir os alunos ao trabalho de campo em busca de informaçõesa respeito da história da comunidade de Vila Alterosa do Juí. As informações através de “diálogos escritos” constituirão na elaboração