Construção Ecológia
RESUMO
A bioconstrução é a obra ecologicamente correta que visa, através de seu método de construção e especificando materiais ecologicamente corretos, a sustentabilidade da obra.
Introdução
Apresentação de diversos tópicos que caracterizam a construção ecológica explicando os prós da bioconstrução em questões de tipo de materiais, forma de construção, e visando as melhorias em tomar um projeto ecologicamente correto.
Materiais ecológicos
O reaproveitamento de materiais ambientais e locais da própria construção é um fator fundamental que caracteriza as construções ecológicas. Os materiais ecológicos são de origem artesanal ou semi-artesanal que contribuiem para o desenvolvimento sustentável (não poluentes, atóxicos, etc.), muitos desses materiais são feitos basicamente de terra. A escolha do tipo de madeira também influencia tanto no interior como no exterior da construção. Em uma casa realmente sustentável, até o material dos móveis é um detalhe a ser analisado.
Principais focos da bioconstrução
A biocosntrução não visa somente a escolha, reaproveitamento e reutilização de materiais, um de seus principais focos é fazer com que a construção mantenha o máximo de sustentabilidade possível, em questões de economia de energia, reaproveitamento de água, etc.
Em questões de construção, em uma casa por exemplo até mesmo o ângulo que é construído o telhado influencia (para o escoamento da água das chuvas), as aberturas da casa em geral (quantidade, telhado, dimensão das janelas) para proporcionar uma melhor ventilação e também aproveitar o máximo possível a luminosidade do dia proporcionando assim melhor economia de energia. Fazer uma certa elevação da casa em relação ao chão, a espessura das paredes e até mesmo fazer uma varanda coberta ao redor da casa ajudam com problemas de umidade. Nos dias de hoje, algumas construções utilizam de placas fotovoltaicas ou placas solares para a capitação da luz