construção do urbano
Resumo: Esse texto objetiva discutir o processo de construção do conhecimento sobre a cidade e sobre o urbano.
Considerações iniciais
Os estudos sobre a cidade, realizados atualmente na Geografia, ocupam conside- rável espaço no meio acadêmico devido às análises empreendidas no processo de produ- ção do espaço urbano e, recentemente, pelo enfoque educativo que a cidade assume no desenvolvimento da Geografia no âmbito escolar. Nesse sentido, é incontestável que tais estudos têm contribuído para o desenvolvimento da Geografia acadêmica, bem como da
Geografia escolar.
Para a Geografia acadêmica, as discussões sobre a cidade e sobre o urbano têm reforçado a utilização de conceitos caros à Ciência Geográfica, tais como: espaço, lugar, paisagem, território e região. Além dessas categorias, Cavalcanti (2001) ressalta a impor- tância da escala para a análise do tema. Para a autora, essa categoria define não apenas a amplitude da análise (a escala), mas, também, o olhar que se empreende sobre as questões inerentes à cidade.
Em relação à escala, na análise do espaço urbano, foi possível à Geografia desen- volver estudos que tomam a cidade a partir do seu arranjo interno (o intraurbano), bem como de sua articulação com outras espacialidades (o regional, por exemplo). Em relação aos diversos olhares sobre os estudos urbanos, a cidade pode ser tomada, como espaço que educa, tanto em referência aos aspectos da vida do cidadão no cotidiano da cidade, aos modos de vida, ao ir e vir quanto pelos aspectos que os conteúdos da Geografia Urbana podem assumir no âmbito escolar ao se ensinar essa disciplina. Qualquer perspectiva que toma a cidade como objeto há de se ter uma clareza teórica para definir que orientações são mais adequadas ao que se pretende.
As concepções sobre a cidade e sobre o urbano
Nos trabalhos de análise sobre a cidade, sobre o urbano e os sujeitos neles envol- vidos, essencialmente no caso