construção do brasil
INTRODUÇÃO.....................................................................................................3
DESENVOLVIMENTO..........................................................................................4
CONSIDERAÇÕES FINAIS.................................................................................10
REFERÊNCIAS....................................................................................................11
1 INTRODUÇÃO
A opção politica e econômica pelo sistema neoliberal têm acelerado a pobleza e a exclusão social em todo o mundo.
A situação socio-econômica do Brasil e o atual contexto acarretam aumento de violência, droga, redução dos direitos sociais, agravando ainda mais as situações de risco e vulnerabilidades sociais.
Em contraponto, possuímos a constituição federal de 1988/BRASIL1988) que prevê politícas de proteção social organizadas sob o tripe da seguridade social, composto pela saúde, Assistência social e previdência social, composto pela saude, Assistência social e previdência social. “Conforme o disposto no art. 194” A seguridade social compreende uns conjuntos intergados das ações de iniciativa dos poderes públicos e das sociedades, deslinadas a assegurar os direitos relativos, a saúde, a previdência e a assistência social.
Temos de um lado a conquista de direitos vigente e de em um os atravessamentos do modelo societário dominante neoliberal. Assim, as politicas de seguridade social que deveriam ser pensadas em um conjunto acabaram numa realidade de fragmentações e dispustas entre elas. Portanto o trabalho intersetorial e parte essencial para assegurar a efetividade dessas políticas em seu próposito de proteção.
Além disso, as políticas de seguridade social, previstas na constituição federal forma sucediidas por legislações específicas e, as de