CONSTRUÇÃO DE VIVEIROS ESCAVADOS E DESCRIÇÃO DA INFRAESTRUTURA DA PISCICULTURA
Marillyse Vieira; Mayara Pereira; Murillo Azevedo.
Informações Gerais
A construção dos viveiros e as estruturas hidráulicas representa o maior custo na piscicultura e depende da topografia, tipo de solo, cobertura vegetal, captação da água e necessidade de drenagem, design dos viveiros, número e tamanho dos viveiros, necessidade de outras infraestruturas, etc.
A construção adequada dos viveiros é importância para o manejo correto da piscicultura, e consequentemente para o aumento da produtividade e lucro do produtor.
Descrição das Principais Estruturas de Cultivo: Barragem, Tanque e ViveiroBarragem:
As barragens são estruturas em terra que apresentam a função de formar grandes coleções de água, originadas de uma fonte natural.
Os vales mais amplos e pouco inclinados originarão represas grandes e de profundidade média (2 a 4 m). Os vales mais fechados originarão represas mais profundas, porém o dique será menor e com isso seu custo de construção diminui.
Nos açudes para engorda de peixes, é aconselhável que a profundidade não seja superior a 3 m. As represas e açudes profundos não são adequados à criação de peixes, pois possuem uma extensa zona onde não ocorre a ação direta da luz solar e com isso a concentração de oxigênio será baixa.
Tanque:
Os tanques são reservatórios de pequenas dimensões, construídos em alvenaria de tijolos e/ou concreto, em fibra de vidro, ou de qualquer outro material disponível no mercado. O fundo pode ser de terra, e as paredes podem ser verticais ou podem apresentar uma pequena inclinação. Exigem menos cuidados para sua manutenção, tendo maior durabilidade.
Os tanques de alvenaria são relativamente caros, mas podem ser utilizados no cultivo de peixes ornamentais, para manutenção de reprodutores após a indução hormonal, ou mesmo os raceway.
Viveiro:
Os viveiros são reservatórios construídos em solos naturais. Viveiros exibem condições mais