Construção de viveiro de mudas sustentável no Campus de Ourinhos com vista na recuperação de áreas degradadas
2220 palavras
9 páginas
PREMIAÇÃO: RESUMO EXPANDIDOTÍTULO: Construção de viveiro de mudas sustentável no Campus de Ourinhos com vista na recuperação de áreas degradadas
ÁREA TEMÁTICA: Meio Ambiente
MODALIDADE: Pôster
Autor: Vinícius Salles Filipin; vini_filipin@hotmail.com. Co-autores: Wilyan Rodrigo Luciano, Joaquim Lucas Prata Vaz Domingues, Caio César Martins, Jakson José Ferreira. Vínculo do autor: discente do curso de Geografia da UNESP/Campus Experimental de Ourinhos-SP. Docente Orientador: Profa. Dra. Maria Cristina Perusi – UNESP/Campus Experimental de Ourinhos.
PALAVRA CHAVE: Viveiro, Sustentabilidade, Reflorestamento, Reaproveitamento.
INTRODUÇÃO O aumento da população mundial notoriamente resulta na maior produção dos resíduos sólidos urbanos, gerando pressão sobre os recursos naturais como solo e água, além das questões sociais, manifestada nas precárias condições de trabalho dos catadores. Atitudes e ações vêm sendo tomadas para diminuir esse problema, na tentativa de atenuar um dos maiores problemas do século XXI: o “lixo”. Uma das soluções é a implantação dos 3 Rs: reduzir, reutilizar e reciclar. A meta é conscientizar as pessoas com três regras simples, compromisso firmado na Conferência Mundial do Meio Ambiente realizada no Rio de Janeiro em 1992, ECO 92, que gerou a Agenda 21. No referido documento, propõe-se as seguinte diretrizes para o tratamento do lixo pela população mundial: A primeira regra é a de reduzir, praticar o consumo consciente, comprar aquilo que é necessário evitando o desperdício, diminuindo assim o volume de lixo produzido. A segunda é a de reutilizar, usar materiais que na maioria das vezes iriam para lixo como garrafas e potes plásticos, que com uma limpeza correta servem como recipientes para armazenamentos diversos ou mesmo usar as garrafas como vasos, etc. Terceira: reciclagem, onde os materiais passam por máquinas e processos que separam a matéria orgânica do objeto que servirá de matéria-prima para a formação de um novo produto.