Construção de publico
As novas tentativas de estabelecer novas relações, entre Estado e a sociedade civil, para a construção e ampliação da esfera publica no Brasil.
Para a construção de conceitos e problematizarão, temos que conceituar a idéia de gestão pública e o conceito de público, a gestão pública referisse a ações coletivas que concretizem direitos sociais, referindo-se ao público trata- se da expressão da democracia aplicada ao conceito do que se deve ser universal.
O Estado deve se responsabilizar com as questões públicas(segurança, garantia de direitos, etc.) protegendo a sociedade contra o abuso do privado sobre o público, pois o público deve ser a forma democrática de existir e equacionar o problema de todos, para que a cidadania seja universalizada. O interesse do público é que a gestão pública seja mais permeável às demandas emergentes da sociedade, reduzir a tendência do Estado, do poder burocrático e de agentes sociais privilegiados de monopolizar as esferas de decisão política. Contudo o público e uma construção social, a ser alcançado na luta política democrática no sentido de resgate de poder político pela sociedade, responsabilizando os representantes da sociedade em termos de prestação de contas e uma contraposição ao conceito de privatização.
2 -Linhas norteadoras da investigação.
Para orientar a análise do significado de público e da esfera pública, dentre os atributos referidos a diretamente ás relações entra Estado e sociedade, devemos considerar como um conjunto dinâmico e articulado.
Visibilidade social, no sentido de que as ações governamentais e dos diferentes atores sociais devem expressar-se com transparência, não apenas para os diretamente envolvidos, mas para todos os implicados nas decisões políticas. Supõe publicidade e fidedignidade das informações que orientam as deliberações nos espaços públicos de representação.
Controle social, que significa o acesso aos processos