construção da política de assistência social e as funções da proteção social especial
Introdução ______________________________________________________ 04
Desenvolvimento ________________________________________________ 05
Conclusão ______________________________________________________ 10
Referências Bibliográficas __________________________________________ 11
4
INTRODUÇÃO:
A atuação do assistente social nos espaços socio-ocupacionais “O Aprofundamento do Conhecimento da Atuação do Profissional de Serviço Social”
“Podemos a partir da construção do trabalho individual, onde o tema foi “Política Social no Brasil” – A Construção dos Direitos e Políticas Sociais no Brasil. A partir do século XX, foi realizado um estudo dos espaços de inserção do profisssional de serviço social, destacando os desafios éticos, teóricos e metodológicos para a implantação e implementação dos direitos sociais.
Antes precisamos nos aprofundar no que se refere a Política Social – É uma política do Estado capitalista de controle da classe trabalhadora e de controle do preço da força de trabalho. É através, também, da política social que o Estado estabelece determinações legais para adequar o preço da força de trabalho às necessidades do capitalismo.
Funcionais ao capitalismo, as políticas sociais se metamorfoseiam em ajuda, em benefícios sociais, em solidariedade entre as pessoas, em ações governamentais para acabar com as desigualdades sociais - desigualdades que significam acessos diferenciados aos serviços e direitos sociais, por exemplo: direito à alimentação, à saúde, ao saneamento básico, à educação. O Estado coloca como se ele estivesse preocupado com estas questões, mas ao mesmo tempo, não as resolve, e só demonstra preocupação nos discursos. Mas mesmo existindo, por exemplo, amplos conhecimentos para implantação do saneamento básico, continuamos tendo brasileiros morando com esgoto em céu aberto. Descola-se, assim, a política social de sua base real de existência. A