Construção da politica de saúde
SERVIÇO SOCIAL
RAFAELA COSME BRAGA SANTOS
UMA ANÁLISE DE FAMILIA CONTEMPORÂNEA
Texeira de Freitas
2013
RAFAELA COSME BRAGA SANTOS
UMA ANÁLISE DE FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
Trabalho Apresentado ao curso Serviço Social da Unopar - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Sociologia e Serviço Social / Psicologia Social / Fundamentos Históricos, Teóricos, Metodológicosdo Serviço Social / Ético, Política e Sociedade / Metodologia Científica.
Prof. Lisnéia Rampazzo, Marcia Bastos, Sergio Goes e Adarly Rosana.
Texeira de Freitas
2013
INTRODUÇÃO
A situação atual obriga a uma análise da realidade das famílias no mundo moderno, sem estgmatizar nem julgar, já que existe uma creise do modelo tradicional de família, “mais do que uma crise da família”.
UMA ANÁLISE DE FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA
Embora o modelo de família nuclear burguesa ou conjugal moderna predomine em nossa sociedade, não podemos considerá-la como o único modelo familiar . Os surgimentos de novos arranjos familiares nos leva a conclusão de que o modelo de família nuclear burguesa ( ou moderna ) encontra-se em crise. estudos do IPEA divulgado em setembro de 2008, mostra que o formato da família brasileira esta se diversificando, com mais espaços para casais com filhos chefiados por mulheres e núcleos familiares formados só por pai e filhos.
Já fora de casa, principalmente nas relações de trabalho, há uma repetição de padrões de iniqüidade, seja de gênero ou raça.
Apesar de o modelo de pai provedor, mãe e filho ainda prevalecer , houve aumento, em dez anos, das outras organizações familiar.
Família nuclear: pai, mãe e filho.
Famílias reconstruídas: aquelas que são formadas, por casais que trazem filhos do primeiro casamento.
Famílias monoparentais: são famílias decorrentes de