construção da confiança
Conceitos de habilidade e comportamentos
A confiança tem um papel importante no relacionamento entre o administrador e seus subordinados. Dada a sua importância, os administradores devem procurar desenvolver relações de confiança dentro de seus grupos de trabalho para que os colaboradores consigam trabalhar sem preocupações do tipo “será que estão me observando” ou “estou agradando?” além de poder favorecer uma qualidade melhor de vida no trabalho do indivíduo. Essas relações podem ser obtidas mais eficazmente com as oito sugestões a seguir. 1
1. Mantenha-se aberto. A abertura leva à confiança. Assim, mantenha as pessoas informadas, deixe claro os critérios pelos quais as decisões são tomadas, explique a racionalidade de suas decisões, seja sincero com relação aos problemas e comunique as informações relevantes.
2. Seja justo. Antes de tomar decisões ou executar ações, considere a maneira como os outros vão percebê-las em termos de objetividade e justiça. Dê crédito às pessoas, seja imparcial nas avaliações de desempenho e preste atenção nas percepções sobre a eqüidade das recompensas distribuídas.
3. Exponha seus sentimentos. Os administradores que se atêm apenas aos fatos passam uma impressão de frieza e distanciamento. Se você compartilhar seus sentimentos, será visto como um ser humano — as pessoas saberão quem você é e lhe devotarão um respeito ainda maior.
4. Diga a verdade. Uma vez que a integridade é fundamental para a confiança, você deve ser visto como alguém que sempre diz a verdade. Em geral, as pessoas preferem ouvir "aquilo que não querem" a descobrir que seu superior mentiu para elas.
5. Demonstre consistência. As pessoas querem previsibilidade. De fato, quando não se sabe o que esperar, a falta de confiança pode surgir. Dedique um tempo para analisar seus valores e suas convicções. Depois, deixe que eles o orientem em suas decisões. Assim, quando você souber qual é seu principal propósito, suas ações estarão de