Construção civil
Permitem a comunicação vertical dos edifícios entre si. Os tipos de comunicações verticais são: rampas, escadas, e elevadores
Rampas
As rampas são planos inclinados que permitem aos veículos e as pessoas o fácil acesso e cómodos entre dois pisos ou mais situados e níveis diferentes -Têm função mais ampla que as escadas pois servem também para os veículos.
-Podem-se empregar tanto no interior como no exterior.Podem ser helicoidais, permitindo assim um acesso mais cómodo e seguro para as crianças no caso de colégios, e nos hospitais facilitando a circulação de camas, macas e doentes.
Desvantagens
-As rampas apresentam o inconveniente de ocuparem muito espaço, pois não devem ter declive superior de 8 a 10%, para o caso de rampas para veículos poderá ir até aos 15%.As Exigências, para a construção de rampas de acesso a parques de estacionamento privativos, são cada vez maiores.
Conceito
Conceito de escada Escada do italiano scada, que significa subir pra cima) é uma particularidade que o homem criou para poder subir alguma coisa.
As escadas são os elementos da construção que fazem a ligação entre os diferentes pisos do edifício, dando, portanto, acesso aos vários pavimentos.
Uma escada é sempre formada por um certo número de degraus que constituem, no seu conjunto, “o Lanço”, sendo estes separados uns dos outros por elementos horizontais que se chamam “Patins”.São elementos que desempenham um papel importante numa habitação. O posicionamento errado de uma escada pode arruinar completamente um ambiente, por isso que recomendado maior cuidado e observação de regras que seja na sua projecção, execução, cálculos e o tipo de material a ser usados, e os seus fins de acordo com o papel que vai desempenhar
. Em edifícios com mais de três pisos, deverão ser, sempre que possível, iluminadas e ventiladas por meio de aberturas praticadas nas paredes, comunicando directamente com o exterior. Na sua impossibilidade