construção civil
Os materiais de construção podem ser simples ou compostos, obtidos diretamente da natureza ou resultados de trabalho industrial.O seu conhecimento é que permite a escolha dos mais adequados a cada situação. Do seu correto uso depende em grande parte a solidez, a durabilidade, o custo e a beleza (acabamento) das obras.
As condições econômicas de um material de construção dizem respeito à facilidade de aquisição e emprego do material, aquela dependendo de sua obtenção e transporte, e esse de sua manipulação e conservação.As condições técnicas (solidez, durabilidade e beleza) são examinadas especialmente quanto à trabalhabilidade, durabilidade, higiene e estética.
Agregados de Construção Civil são materiais com forma e volume aleatórios detentores de dimensões e propriedades adequadas para a elaboração de concreto e argamassa na construção civil. Têm um custo relativamente reduzido, sendo este um dos motivos para a sua utilização. Os agregados com emprego constante na construção civil são a areia e a brita.
A denominação agregado tem substituído o termo inerte, utilizado anteriormente por acreditar-se que esses materiais não tomavam parte nas reações de pega e endurecimento do cimento. Atualmente, sabe-se que eles podem influenciar nessas transformações, haja vista que têm propriedades influentes nesse caso, dentre as quais absorção, densidade e dureza, embora essa reatividade seja praticamente nula.
• Agregado Míudo: Materiais que cujos grãos, em sua maioria passem pela peneira ABNT 4,75 mm e ficam retidos na peneira de malha 150 μm. As areias são os principais exemplos de agregado míudo.
Agregado graúdo
• Agregado Graúdo: Materiais cujos grãos passam pela peneira de malha nominal 75 mm e ficam retidos na peneira ABNT 4,75 mm. Cascalho e britas são exemplos de agregados graúdos
• Concreto de cimento: empregados principalmente o pedrisco, a pedra 1 e a pedra 2. Atualmente também se usa o pó de pedra. Em concretos