construção civil
Estabilidade e Solidez: Os materiais os equipamentos, bem como todos os elementos que existam nos locais e nos postos de trabalho devem ter solidez e ser estabilizados de forma adequada e segura.
Dimensões e volume de ar nas instalações: Os locais de trabalho devem ter superfície e altura que permitam executar todas as tarefas previstas sem risco para a segurança e saúde dos trabalhadores.
Instalações de distribuição de energia: As instalações não devem comportar risco de incêndio ou explosão e devem assegurar que a respectiva utilização não constitua factor de risco para os trabalhadores, por contacto directo ou indirecto. Todas as instalações devem estar claramente identificadas, verificadas e assinaladas, e protegidas no caso de haver necessidade de fazer passar veículos por baixo de cabos eléctricos. Vias e saídas de emergência: A instalação de cada posto de trabalho deve permitir a evacuação rápida e em máxima segurança dos trabalhadores. As vias normais de emergência, bem como as portas que lhe dão acesso, devem estar permanentemente desobstruídas e em condições de utilização. Também devem estar instalados em locais apropriados e de acordo com a legislação sobre sinalização de segurança.
Ventilação: Os locais de trabalho devem dispor de ar puro em quantidade suficiente para as tarefas a executar atendendo aos métodos de trabalho e ao esforço físico exigido. Os sistemas de ventilação mecânica devem ser mantidos em bom estado de funcionamento e garantia que os trabalhadores não fiquem expostos a correntes de ar prejudiciais á saúde.
PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO TRABALHO DE MOVIMENTAÇÃO DE TERRAS
Existe um conjunto de factores que aceleram o processo pelo qual o terreno perde a sua estabilidade e procura a sua inclinação natural , por