Construção civil
CONSTRUÇÃO CIVIL I
WILSON JOSÉ DE LUCENA GUEDES
Introdução
Como se vê, em princípio, fabricar concreto na obra não é nenhum absurdo. É uma prática comum nas construções há milênios. Entretanto, nos dias de hoje é mais econômico adquirir o concreto fresco pré-misturado que produzi-lo na própria obra. Há várias justificativas para isso. As mais significativas são o fato de que as usinas conseguem adquirir o cimento e outros materiais a um custo menor que a obra, a utilização de aditivos pelas concreteiras permite a produção de concreto com menor consumo de cimento sem comprometer sua resistência e o uso de grandes equipamentos de transporte e mistura resulta em elevada produtividade, conseguindo-se grande economia de mão-de-obra. No final, toda essa economia é dividida entre a usina (seu lucro) e a obra (custo menor do concreto).
Concreto armado é um material da construção civil que se tornou um dos mais importantes elementos da arquitetura do século XX. É usado nas estruturas dos edifícios. Diferencia-se do concreto devido ao fato de receber uma armadura metálica responsável por resistir aos esforços de tração, enquanto que o concreto em si resiste à compressão.
É uma mistura compacta de: * agregados graúdos: pedras britadas, seixos rolados, etc. * agregados miúdos: areia, pedregulhos. * aglomerantes: cimento, cal não pode ser usado no concreto armado porque acaba corroendo o ferro responsável por suportar as forças de tração, podendo comprometer a estrutura com o passar do tempo. * água * adições minerais: Sílica ativa, metacaulim, cinza de casca de arroz, etc. * aditivos: aceleradores, retardadores, fibras,corantes, etc.
Produção
Para obtenção de um bom concreto de acordo com sua finalidade, devem ser efetuadas com perfeição as operações básicas de produção do material, que influem