Construção civil
JULIANA BATISTA
CONTRUÇÃO CIVIL
Curitiba
2012
JULIANA BATISTA
CONSTRUÇÃO CIVIL
Trabalho apresentado à disciplina de Análise de Conjuntura e Construção de Cenários, do curso de Administração, 8ºADBN, das Faculdades Integradas do Brasil – UniBrasil.
Professor: Franciele Lourenço
Curitiba
2012
1 ANÁLISE CONJUNTURAL
1.1 INTRODUÇÃO
No Brasil o custo da mão de obra empregada na construção civil em 2011 se tornou a mais cara de todos os tempos, devido ao crescimento imobiliário nos últimos anos que já se tornou uma bolha no país, em vários estados tem obras iniciadas desde as casas mais luxuosas até os imóveis mais populares construídas pelo programa “minha casa, minha vida”. Com este crescimento frenético os materiais usados para a construção também estão se tornando cada vez mais caros, e a mão de obra também. E para 2012 não será diferente, pois a previsão é de que com o aumento da demanda de materiais para as obras, a mão de obra no setor deverá aumentar e o custo da mão de obra se tornará a mais cara comparada com outros setores. Este resultado se deve ao nível de ocupação recorde da indústria da construção civil no Brasil, esta não é a única razão para o aumento do custo da mão de obra, construtoras estão com dificuldades para encontrar e manter profissionais na área da construção civil, devido à falta de formação dos profissionais, desde o engenheiro até o operário.
1.2 DESENVOLVIMENTO
Com a construção civil a todo vapor, as famílias tem mais chances de conseguir um emprego formal, apesar do custo da mão de obra ser alto e muitos construtores buscarem pessoas de outros estados em busca de redução de custos trabalhistas. Mesmo assim é possível conseguir um salário melhor e com mais opção de escolha, pois tem muitas empresas contratando. Porém com o aumento da oferta aumentam as