Construção Civil - Sistema de fôrmas
PERNAMBUCO
ENGENHARIA CIVIL – CCT
CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS I
PROFº SÉRGIO DIAS
SISTEMA DE FÔRMA
Recife,
Março,2008
Sistema de Fôrmas
Execução de fôrmas de madeira para estruturas de concreto armado
1.
Documentos de referência
Projeto de arquitetura;
Projeto estrutural completo com furação das instalações; Projeto de fôrmas
NR 18 – “Condições e meio ambiente do trabalho na indústria da construção”(norma regulamentadora do Ministério do Trabalho).
Sistema de Fôrmas
2.Recebimento e estocagem de fôrmas prontas
Receber os painéis produzidos com a presença do mestre-de-obra e conferi-los pelo número de ordem,utilizando o romaneio do fornecedor.Conferir as chapas inteiras,as escoras de lajes,os garfos(escoras de vigas),as longarinas e guias pelas quantidades indicadas na nota fiscal.Na falta de algum item,indicar no canhoto da nota fiscal o material faltante.
Sistema de Fôrmas
Verificar se os topos dos painéis estão selados adequadamente.Checar o espaçamento dos sarrafos e a espessura dos painéis.Verificar se a superfície de corte apresenta-se perfeita,sem agressões à borda ou presença de serrilhas
A estocagem deve ser feita empilhando-se os materiais na posição horizontal sobre vigotas de madeira,a uma altura de cerca de 15cm do chão.Também é importante a separação e organização dos painéis de pilares,vigas e lajes,de modo a facilitar o início da montagem.
Sistema de Fôrmas
Em caso de utilização de fôrmas prontas,recomenda-se o acompanhamento de dois ou três ciclos de montagem pelo fabricante das fôrmas.
Sistema de Fôrmas
3.Montagem das fôrmas
3.1.Condições para o início da montagem das fôrmas
O local de serviço deve estar limpo e desimpedido.Os eixos principais do edifício devem ser transferidos para a laje em execução,tomando-se todos os cuidados para que fiquem precisos.Não pode haver dúvida sobre a confiabilidade dos eixos marcados.Havendo interferências(pilares,poço do elevador etc.)que impossibilitem a locação