Construção civil, função: operador de betoneira, carpinteiro, pedreiro e servente
TÉCNICO SEGURANÇA DO TRABALHO
CONSTRUÇÃO CIVIL, FUNÇÃO: Operador de Betoneira, Carpinteiro, Pedreiro e Servente
KATIUSCI SANTOS VIEIRA
São Luís
2011
1-INTRODUÇÃO
A construção civil é um segmento representativo na economia brasileira, respondendo por cerca de 10% do PIB. Devido ao grande déficit habitacional e de infra-estrutura do país, é também um mercado muito promissor, que reage com vigor em épocas de crescimento interno. Nessas ocasiões, toda a cadeia produtiva do setor é beneficiada e isso se reverte em uma maior qualificação de materiais e processos, o que está intimamente relacionado ao uso mais intensivo de produtos químicos.
A área de Construção Civil abrange todas as atividades de produção de obras. Estão incluídas nesta área as atividades referentes às funções planejamento e projeto, execução e manutenção e restauração de obras em diferentes segmentos, tais como edifícios, estradas, portos, aeroportos, canais de navegação, túneis, instalações prediais, obras de saneamento, de fundações e de terra em geral, estando excluídas as atividades relacionadas às operações, tais como a operação e o gerenciamento de sistemas de transportes, a operação de estações de tratamento de água, de barragens, etc.
A saúde e segurança do trabalhador é uma exigência de todas as atividades profissionais, ganhando especial relevo na área de Construção Civil, na qual existem condições de trabalho comumente perigosas, insalubres e/ou penosas. Daí a direta relação com a área de Saúde.
Não se pode deixar de lembrar que é preciso levar em conta a interação com a Educação Básica, da qual devem vir competências primordiais, entre tantas outras as de ler e interpretar, redigir textos, calcular, assim como as bases científicas necessárias à construção das competências técnicas.
2- CONHECENDO UM POUCO SOBRE ALGUMAS FUNÇÕES NA CONSTRUÇÃO CIVIL
2.1- Operador de Betoneira Opera uma máquina misturadora de areia, pedra britada, cimento e água, acionando