construçao
Aula: Construção – Silvane Klauss
26/02/2014
Impermeabilização de Banheiros
O caimento e a "meia-cana":
O empoçamento de água no piso e, consequentemente, a infiltração, são um dos problemas mais frequentes em banheiros. Uma das causas está na falta de caimento do piso: deve haver um desnível de 1% entre os cantos da parede na direção dos ralos, para favorecer o escoamento da água.
Os cantos, ou seja, os pontos formados pelo encontro da parede com a laje do piso, precisam ser arredondados, no formato do que na construção civil se convencionou chamar "meia-cana". A medida minimiza o surgimento de trincas no local.
Outro procedimento se refere às tubulações de PVC, que devem ser lixadas antes da aplicação dos impermeabilizantes a fim de garantir a perfeita aderência entre eles. "As empresas de impermeabilização fazem o teste de refluxo, que atesta a eficácia de tal aderência".
Cantoneiras e ralos:
Se houver falha na fixação das cantoneiras, no encontro de diferentes planos, ao se destacarem podem também acarretar danos ao revestimento cerâmico, permitindo assim a infiltração de água. O mesmo problema ocorre com a fixação do ralo, quando feita acima do nível do piso acabado.
Um dos maiores vilões de áreas como o banheiro, principalmente no box, é a deficiência na fixação dos ralos. O fundamental é considerar que os materiais possuem diferentes coeficientes de dilatação e que, se não estiverem bem ajustados, é comum o aparecimento de fissuras no encontro do ralo com o piso.
Para evitar esse tipo de conseqüência, indica-se o uso da massa asfáltica para reparos --a da Vedacit chama-se Carbolástico 2 ( forma uma camada plástica encorpada, impermeável e de grande aderência a concreto, argamassa e metal. Depois de seco, CARBOLÁSTICO 2 não deixa cheiro ou gosto à água. É fornecido pronto para o uso e aplicado a frio), precedido da aplicação do "primer" Neutrol.
O mesmo deve ser considerado para evitar falhas no rejuntamento dos