cONSTRUÇAO SUSTENTAVEL
Drywall é o sistema para construção de paredes e forros mais utilizado na Europa e nos Estados Unidos. Por fora, assemelha-se à uma parede de alvenaria. Por dentro, combina estruturas de aço galvanizado com chapas de gesso de alta resistência mecânica e acústica, produzidas com rigoroso padrão de qualidade.
A palavra drywall significa na sua íntegra, “parede seca”, que por sua vez representa a idéia de construção a seco, isto porque dispensa os métodos convencionais de alvenaria na construção, onde a sujeira e lamaceiro estão sempre presentes. O sistema de vedações em drywall se aplica normalmente no lado interno da obra, mas existe também o drywall externo, variando somente no tipo de estrutura, chapa e acabamento.
Vantagens:
- Flexibilidade dos projetos, permite uma maior criação do arquiteto e do morador.
- Leveza, a estrutura pesa apenas 15% do equivalente em alvenaria.
- Resistência a impactos, o material é resistente aos impactos de uma construção.
- Espessura menor, permitindo uma maior área útil em uma construção.
- Conforto climático, o gesso, matéria-prima das chapas para drywall, tem a propriedade natural de atuar como regulador do clima, mantendo o grau de umidade em equilíbrio, retirando a umidade do ar quando está elevada e a devolvendo quando o ar está seco. Isso atenua as variações da umidade relativa do ar.
- Conforto térmico, o uso de lã mineral ou de vidro no interior das paredes, tetos e outros revestimentos em drywall permite um conforto térmico maior.
- Conforto acústico, paredes em drywall tem um isolamento acústico maior que paredes de alvenaria.
- Resistência ao fogo, o gesso proporciona uma elevada proteção contra incêndios.
Rápida instalação, a obra é mais rápida e limpa.
- Execução simplificada de instalações elétricas e hidráulicas, em caso de necessidade de manutenção, basta recortar um pedaço da parede. A obra é mais simples e limpa.
Desvantagens:
As paredes de