Construtivismo de piaget a emilia ferreiro
Em todas as áreas do conhecimento o homem busca pelo método ideal. Na educação, a busca pelo método ideal de ensino tem sido sempre um tema de grande discussão entre os pensadores e educadores; eles foram criados para solucionar a marginalidade, eles acreditavam que a educação e os métodos de aprendizagem seria a única forma de acabar com a crise nas escolas públicas. Mas havia uma disputa entre os métodos fônicos e construtivistas, Piaget foi um dos pioneiros do método construtivista, que este explicava as mudanças e transformações que começaram a surgir no desenvolvimento intelectual, sua teoria só se intensificou no ultimo estagio de seu trabalho na escola de Genebra.
Piaget foi uma criança rica e culta, nasceu em 1896, sua procura cedo por questões cientificas influenciou muito na sua formação, trabalhou desde os onze anos de idade, se formou em 1915, como filosofo sua preocupação seria a epistemologia das coisas, mais tarde a psicologia viria para mediar esses dois campos de estudos.
Logo após seu doutorado em 1918, Piaget começou a fazer investigações empíricas, fazendo experiências com crianças, testando seu raciocínio.
Para ele os erros cometidos pelas crianças, era objeto de estudo; esses erros foram trazidos para uma clinica psiquiátrica em Zurique e isso o ajudou a desenvolver seu método clinico, essas experiências chamou a atenção de Claparéde que convidou a Piaget a dirigir o instituto de Jean Jacques Rousseau em Genebra.
Com toda autonomia para desenvolver pesquisas, ele realizou muitos trabalhos e se tornou conhecido internacionalmente, de inicio escreveu cinco livros. Em 1923, Piaget realizou estudos com crianças em idade escolar, e isso ofereceu a ele novos conteúdos para trabalho superando as falhas de suas primeiras produções. Com o nascimento dos seus filhos,Piaget começou a observar o desenvolvimento da inteligência deles.
Em 1930, ele começou seus trabalhos nas noções de