Construindo o trabalho de conclusão de curso
A base estrutural de um Trabalho de Conclusão de Curso é composta por 03 partes: Elementos Pré-textuais, Textuais e Pós-textuais.
ESTRUTURAS DE UMA MONOGRAFIA E SUAS FINALIDADES
Elementos Pré-textuais:
Definição Conceitual: Os elementos pré-textuais são aqueles que antecedem o texto, contendo informações que visam a identificação e facilitar a utilização do trabalho. Esta estrutura contém elementos obrigatórios e elementos opcionais.
Obrigatórios: ➢ Capa: Devem constar elementos necessários a identificação do documento: nome da instituição, nome do aluno, título da monografia, local e ano da entrega; ➢ Folha de aprovação: Contém nome do autor, título da monografia, finalidade, objetivo, nome da instituição, área de concentração e data da aprovação seguido com espaços para os membros da comissão examinadora assinar, além de local e data da aprovação; ➢ Folha de rosto: Deve constar além de todas as informações da capa, artigo, natureza do trabalho com alinhamento do centro para a margem direita; ➢ Resumo: Texto que vai sintetizar o conteúdo da monografia destacando os resultados e as conclusões do trabalho, não podendo ultrapassar 250 palavras; ➢ Sumário: Onde são apresentados as seções e capítulos do trabalho com a respectiva página.
Opcionais: ➢ Dedicatória: Deve ser digitada à direita, na parte inferior da página; ➢ Agradecimentos: Curto e conciso ➢ Epígrafe: Citação referente ao conteúdo trabalhado, seguida de autoria, inserida à direita na parte inferior da página; ➢ Lista de ilustrações ➢ Lista de tabelas ➢ Lista de