Construindo uma parceria
Ser parceiro é estar comprometido com a satisfação das necessidades do outro. Há necessidade de uma constante comunicação e, por conseguinte a possibilidade de um crescimento e um desenvolvimento mútuo.
Princípios Fundamentais
Como diz o Geraldo Vandré: Quem sabe faz a hora não espera acontecer, é chegado o momento de fazer com que a parceria escolhida se transforme num casamento perfeito. É óbvio que não existe um modelo, uma receita de bolo para isso, porém, existem algumas lições aprendidas que se observadas garantirão a satisfação das partes. Temos certeza de que quando as partes estão satisfeitas, a probabilidade de dar errado é mínima. São as seguintes as lições aprendidas:
Honestidade – O primeiro passo para que qualquer parceria dê resultado é existir honestidade entre as partes. Creio ser a honestidade um dos fatores mais importantes para a realização de parcerias. Isso pode ser observado pelo comentário de M. Hanan: Não estabeleça uma parceria somente por considerar ser essa a única forma de um grande parceiro fazer um investimento. Esteja seguro de que a lógica está correta e de que tudo mais está às claras, sem mistérios.
Oportunidade – É preciso que as duas partes analisem as oportunidades e os problemas do mercado atual e potencial. Se não existirem vantagens reais, é preferível não concretizar a parceria.
Custo – Analise quanto custará a parceria e lembre-se que não é só dinheiro. Negociação – Negocie sempre com o parceiro. Uma relação de parceria deve ser de ganha-ganha / perde-perde, jamais nós contra eles.
Relacionamento – O sucesso desse tipo de relacionamento comercial está sentado numa palavra: verdade. Portanto, não só valorize o negócio esquecendo-se das pessoas. Para isso trate as pessoas, tanto do seu parceiro como de sua empresa, como clientes.
Treinamento – Treine todos da empresa. Pesquisas indicam que 80% dos erros, enganos e omissões são por falta de treinamento da equipe