CONSTRUINDO UMA EMPRESA
TÍTULO: DESPERDÍCIOS
IDENTIFICANDO DESPERDÍCIOS
Marcelo Camargo RA 9113585
LIMEIRA
JUNHO – 2011
OBJETIVOS: Mostrar a importância da identificação dos desperdícios na empresa, em casa e deixar claro como esses desperdícios podem ser evitados.
DESPERDÍCIOS NA EMPRESA É uma palavra que está associada a qualquer atividade humana que absorva recursos, mas não gera resultados positivos. Melhorar a produtividade, oferecer produtos de qualidade e manter a competitividade exige das empresas uma eficiência maior em tudo o que fazem. A Qualidade é o requisito básico para a continuidade de qualquer empresa no mercado. Produtos e serviços com uma qualidade superior, constituem vantagem competitiva para as empresas que a possuem, possibilitando o crescimento profissional de seus profissionais e da empresa. Uma organização voltada para a qualidade, consegue agregar valor em tudo o que faz, eliminando atividades que geram desperdícios e aprimorando os processos que geram valor para os clientes. Na empresa existem vários tipos de desperdícios:
1 – Peças produzidas com defeito
2 – Transporte
3 – Inventário
4 – Espera
5 – Movimentação
6 – Processamento desnecessário
7 – Superprodução
Um desperdício pode gerar outros desperdícios em etapas seguintes, com isso devemos analisar cada tipo de desperdício e eliminá-los. Existe uma ferramenta de planejamento que ajuda a identificar os desperdícios, gargalos e atrasos através do mapeamento do estado atual. O Mapeamento do Fluxo de Valor – VSM – é um relatório dinâmico, de uma página, que diagrama o fluxo de materiais e de informações, desde o pedido do cliente até o produto acabado. Tendo desenhado o mapa do estado atual, são discutidas ações de melhorias e a realização de Kaizens. Em seguida, é desenhado o mapa do estado futuro que, tendo as ações executadas, melhorarão o desempenho da planta e da fábrica. Outra