construindo seu próprio aquário
É fato extremamente comum que ao atingir certo conhecimento e domínio da "arte" da aquariofilia, o aquarista queira ou se veja na nececidade de mais aquários para poder desenvolver seus projetos, planos e experiências.
E nem sempre os preços encontrados no comércio permitem essa expansão, ou encontrar modelos e/ou tamanhos específicos à necessidade do aquarista. Também os iniciantes se veêm muitas vezes praticamente impedidos de começar seu aquário devido essa questão de preço / modelo.
Mas nada mais simples que construir um aquário. Claro que falamos aqui de aquários pequenos - médios, até cerca de 100 / 120 litros. Aquários maiores demandam uma construção um pouco mais trabalhada, com uso de travas.
Os vidros: medidas, tipo e demais especificações
Apesar de cortar vidro não ser algo difícil de ser feito em vidros até 6mm, não vamos trabalhar com essa possibilidade por alguns motivos: demanda uso de ferramenta específica, que encarecerá a montagem; perigo da manipulação de vidros recem-cortados, extremamente "afiados" (lembre-se, você não é especialista...!!!); a falta de experiência para cortar vidros com precisão de milímetros, que pode levar a custos maiores (vai se gastar mais vidro) ou aquários fadados a problemas (medidas incorretas, cortes não perfeitamente alinhados etc); e porque fica mais fácil pedir já cortado numa boa vidraçaria.
Então, o que precisamos saber é o que pedir na vidraçaria.
Primeiro, o tipo de vidro: vidro comum, transparente. Não use vidro laminado, nem vidro temperado.
Segundo, não se deve empregar vidro lapidado; as bordas devem ser apenas lixadas para retirar o corte.
Terceiro, as medidas. Esse é um ponto importante, pois se não houver correção, vamos pedir vidros de dimensões que não permitirão a montagem do aquário. Basicamente, o que temos que entender primeiramente é que há uma ordem estrutural dos cinco vidros que compõem o aquário. São eles a base, duas laterais, a frente