Construindo Conhecimento para Habilidades Sociais
As crianças constroem o conhecimento como resultado de refletir sobre as suas experiências. Como eles experimentar com blocos, por exemplo, eles observam os resultados de tentar empilhar, estruturas de equilíbrio, e da ponte. Pensando sobre os resultados ajuda as crianças a rever idéias errôneas. Esse processo ajuda a construir entendimento sobre conceitos como gravidade, equilíbrio, e medição. As crianças constroem suas teorias de como o mundo social funciona no mesmo tipo de situações de tentativa e erro.
Como os jovens experimentar com diferentes formas de interagir com os outros, eles observam os resultados de várias abordagens. Refletindo sobre os resultados de suas incursões sociais podem ajudar as crianças a descobrir como jogar com outras pessoas com sucesso e como fazer amigos. Temos observado anteriormente no valor de conflitos entre pares como situações de ensino. Você pode se surpreender ao saber que brigas infantis são ferramentas de ensino úteis. Os conflitos tendem a desafiar os pressupostos das crianças e encorajar uma troca de pontos de vista. Eles ajudam os jovens percebem que nem todo mundo vê as coisas à sua maneira. Assim, os conflitos proporcionar a experiência necessária para a aprendizagem e que proporcionam os momentos de ensino. Ajudar as crianças a lidar com suas disputas dá ao professor a oportunidade de guiar o pensamento das crianças sobre a experiência. O papel adulto varia, dependendo dos níveis individuais da criança de desenvolvimento emocional, intelectual e social.
Ensinar as crianças a pensar criticamente sobre o seu comportamento e usar habilidades de raciocínio para aprender a resolver problemas interpessoais é consistente com as abordagens atuais recomendados para o ensino de outras disciplinas. As diretrizes nacionais em todas as áreas do currículo exortar ensinando para o pensamento crítico e resolução de problemas, em vez de abordagens antigas de aprendizagem