Construindo Competências Artivo
1443 palavras
6 páginas
FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o Conceito de Competência. Ed especial. S.I. RAC, 2001. p.183-196.COMPETÊNCIA: UM CONCEITO ENVOLVENDO INDIVÍDUOS, GRUPOS E ORGANIZAÇÕES COMO FATOR DETERMINANTE PARA O SUCESSO
Daniel Teixeira Montagna
Construindo o Conceito de Competência aborda um tema muito difundido no ambiente corporativo e em análises acadêmicas, o significado de competência. Há diversas possibilidades de conceituação do termo, o que dificulta sua definição exata. Competência está relacionada, como cita os autores Fleury e Fleury (2001, p.184), “a diferentes estâncias de compreensão: no nível da pessoa (a competência do indivíduo), das organizações (as core competences) e dos países (sistemas educacionais e formações de competências)”.
Fugindo do senso comum utilizado para competência, que vai além da capacidade de resolver problemas e de saber agir em uma situação cotidiana, o termo também abrange outras atitudes, tais como: ser protagonista frente às mais diversas situações e saber não somente resolver o problema, mas o fazer da melhor maneira.
No ambiente corporativo em que a concorrência está cada vez maior, tanto entre funcionários quanto entre organizações, a competência deve estar relacionada com a capacidade de executar algo com excelência, bem como, com a habilidade de lidar com o imprevisto. A cada dia que passa, as empresas se tornam mais dinâmicas e problemas que fogem do comum estão cada vez mais presentes no dia-a-dia e a competência se faz presente no envolvimento de todos, somando conhecimento, habilidades e atitude para agir de maneira eficiente e eficaz.
Quando se trata do indivíduo, as competências são adquiridas de diversas formas e é possível dizer que alguém que tenha um estudo teórico aprofundado talvez não seja considerado competente para executar determinadas ações. São necessários outros fatores agregados, por exemplo, sua essência, sua visão de mundo, suas experiências, o ambiente em que está inserido e acima de