Construcao Civil
- Hidráulica, Hidrologia, Saneamento e Meio Ambiente: Nesta área tratam-se de questões técnicas do uso e comportamento da água, seja como bem ou instrumento de trabalho, questões sociais de escassez, de consumo e de saúde pública, bem como de impactos ambientais diversos, como a disposição de resíduos, inclusive sólidos e gasosos.
- Geotecnia: Esta área envolve técnicas para uso do solo como suporte para obras e estudo de sua estabilidade e contenção em obras de terra. Envolve diversos aspectos sociais e ambientais, dado o impacto que tais obras podem ocasionar.
- Estruturas: Dividida entre Teoria das Estruturas e Sistemas Estruturais, aqui tratam-se das técnicas de análise de estruturas diversas, bem como as particularidades de projeto e execução. Desenvolve-se a aplicação de métodos numéricos e analíticos permitindo desenvolver a criação de modelos computacionais e físicos.
- Transportes: Também dividida em duas frentes, sendo uma a Infra- estrutura e outra o Planejamento e Operação, aqui são analisados os mais diversos aspectos técnicos, institucionais, sociais e econômicos. Enfatiza- se o planejamento, projeto, operação e logística de sistemas de transporte, a implantação física dos sistemas, a Engenharia de Tráfego e o estudo da política, direito e segurança voltada para esta área. Devido a sua grande abrangência permite desenvolver visão administrativa em termos urbanos e regionais bastante ampla.
ATRIBUIÇÕES: O planejamento, a execução, manutenção e operação de sistemas para estas finalidades são também atribuições do engenheiro civil.