Construcao civil
Com o objetivo de obter resultados da força de compressão e tração foi feito através dos corpos de provas, ensaios para tal, na primeira aula pratica. Em seguida decorrente da segunda aula pratica foi destinada aos agregados, sendo feita analises para obter resultados granulométricos do agregado e obter a massa especifica e unitária da areia e da brita.
1ª ETAPA – No dia 23 de agosto e 27 de setembro do ano corrente foi confeccionada o concreto e elaborado o slump test, e ainda foram preparados a moldagem dos corpos de prova.
Aparelhagem Utilizada:
Betoneira;
Carrinho de mão;
Placa de metal/base
Cone;
Bacias;
Balde;
Colher de pedreiro;
Soquete
Haste metálica
Régua
Material Utilizado:
7,94kg de cimento CPII Z 32, 5 litros de água,
19,68kg de areia,
20,00 kg de brita.
O traço dos materiais deu 1:2,48:2,52 e a relação água cimento 0,54lm³.
Para inicio do preparo do concreto, é preciso a imprimação da betoneira, para não perder concreto, que ficaria preso nas paredes internas da betoneira. O traço para imprimar foi de 1:2:3 e 1l de água, após a mistura dos materiais o concreto é descartado.
Após a ser imprimada a betoneira, deu-se a preparação do concreto. Primeiro passo foi colocar toda a brita e 3 litros de água para umedecer, depois de misturada fpo adicionado o cimento e mais 1 litro de água e mais uma vez ligada a betoneira para homogeneizar a massa. A areia foi adicionada por último e junto com mais 500 ml de água. Depois de todos materiais dentro da betoneira foi bem misturado, até o ponto em que o concreto ficasse com uma boa trabalhabilidade.
2ª ETAPA
Na segunda etapa foi feita determinação da consistência do concreto. Através do abatimento do tronco de cone. Para inicio foi molhados os equipamentos que foram utilizados (colheres, concha, base, cone e haste metálica). Após colocar a base sobre uma superfície plana, o cone apoiado sobre a base e fixado com o auxílio