construcao civil
Esta norma tem como objetivo estabelecer diretrizes de ordem administrativa de planejamento de organização que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.
Consideram-se atividades da Indústria da construção as atividades e serviços de Demolição, Reparos, Pinturas, Limpezas e manutenção de Edifícios em geral.
Demolições há vários tipos de demolições como a Manual que se começa de cima para baixo, Mecânica que se usa uma retroescavadeira e com Bola de Demolição entre outros. O aproveitamento dos materiais de uma construção constitui a principal fonte de uma demolidora, e não a demolição em si. Para demolir uma obra, a Demolidora adquire o direito de retirar o material para revenda, sendo assim aproveitado para outros fins. Os resíduos usados para aterro, por exemplo, é separado certo volume de entulho gerado após uma demolição de uma edificação, é necessário fazer uma triagem, separação do material que pode ser reciclado e reutilizado para tal execução devido um coeficiente de segurança a resistência é primordial que a mesma seja minuciosamente, devido matéria prima contaminada; após triagem, o material reciclado terá que passar por um processo de esterilização para melhor funcionabilidade e segurança. Porem a utilização como aterro, geralmente são jogados no local sem nenhuma trituração e às vezes sem nem compactação.
Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho (PCMAT), tem como principal objetivo garantir a saúde e a integridade dos Trabalhadores, definir atribuições e responsabilidades às pessoas que administram fazer previsão dos riscos que derivam do processo da execução das obras, determinar medidas de proteção e prevenção que evitem ações e situações de risco, aplicar técnicas de execução que reduzam ao máximo os riscos de
acidentes e doenças. São