Constru O Do Conhecimento
Caio no pinto rosa
´ Brasília 2015
Construção do Conhecimento
Conhecer a construção do pensamento foi uma busca dos grandes filósofos na antiguidade. Há mais de dois milênios o homem vem se questionando como o ser humano aprende e quais fatores contribuem para que esse processo ocorra de forma positiva.
Diversos cientistas e psicólogos realizaram e frequentemente realizam estudos mais aprofundados para melhor compreender este desenvolvimento. O modo de pensar das pessoas e o conhecer algo varia segundo as associações mentais e depende sempre do universo cognitivo, psicológico do sujeito cognoscente. Quem estuda esse conteúdo são os epistemólogos. Epistemologia trata das origens, dos pressupostos, da natureza, extensão e do conhecimento. Os epistemólogos elaboram teorias do conhecimento. As posturas epistemológicas mais significativas são: o empirismo ou positivismo, a fenomenologia e a dialética. O primeiro grupo afirma que o ser humano quando nasce é uma tábula rasa, as aprendizagens ocorrem a partir das experiências acumuladas e sua base é o determinismo ambiental e o postulado que afirma ser todo conhecimento é resultado de experiências. De acordo com Montagnini (2010), o viver experiências, no sentido positivista, é o experimentar concretamente, efetivamente um determinado conteúdo porque sem esta prática não há como assimilá-lo, aprendê-lo.
Significa sofrer a influência do mundo externo ou da situação estimuladora e reagir frente a ela. E assim o sendo, ir adquirindo o conhecimento (a razão é adquirida) conforme a experiência que se materializa em função da situação estimuladora