Constru O Da Pol Tica De Assist Ncia Social E As Fun Es Da Prote O Social Especial
CURSO SERVIÇO SOCIAL
EMANOEL BENTO FERREIRA NETO
Construção da Política de Assistência Social e as funções da Proteção Social Especial
TAUÁ
MAIO/2015
EMANOEL BENTO FERREIRA NETO
Construção da Política de Assistência Social e as funções da Proteção Social Especial
Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Ética Profissional; Família, Cultura e Sociedade; Politica Social II.
Prof.
TAUÁ
MAIO/2015
INTRODUÇÃO
A construção das políticas sociais brasileiras, desde que passou a debater efetivamente ainda em 1930 sobre as mazelas da questão social, enfrentou profundas modificações desde então, passando pela promulgação da Constituição Federal de 1988, até os dias atuais. Essas mudanças tiveram sua gênese nos compromissos gerados durante o processo de redemocratização da sociedade brasileira. Assim, o escopo das mudanças institucionais na proteção social brasileira transformou os governos municipais em provedores fundamentais de diversos serviços, tais como educação, saúde e assistência social. Não obstante, a assistência social, demarcada por uma trajetória marginal em relação aos direitos sociais, tem no texto Constitucional de 1988 seu conteúdo alçado ao nível de política pública no âmbito da seguridade social, juntamente com a saúde e previdência social. Tendo em vista o panorama sucintamente caracterizado acima, surge a questão norteadora neste trabalho: Construção da Política de Assistência Social e as funções da Proteção Social Especial.
DESENVOLVIMENTO
Sempre pautada na compreensão de que na humanidade sempre existiu, e sempre teremos os mais frágeis, doentes, incapazes, pobres, necessitados, excluídos, a prática da assistência vem permanecendo desde os tempos mais antigos. Até mesmo nas civilizações mais antigas como a judaica, a compreensão da ajuda, caridade