Constribuições do livro didático no processo ensino aprendizagem
FORMAÇÃO PELA ESCOLA - CURSO PLI
TUTORA: CHRISTIANE M. KUSSIMA
CONTRIBUIÇÕES DO LIVRO DIDÁTICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
RENATA F. M. MESSIAS APARECIDO
Introdução
Atualmente, os livros didáticos representam à principal, senão a única fonte de trabalho como material impresso na sala de aula, em muitas escolas da rede pública de ensino, tornando-se um recurso básico para o alunos e para o professor, no processo ensino-aprendizagem. Lopes (2007, p. 208) atribui uma definição clássica de livro didático que é a “de ser uma versão didatizada do conhecimento para fins escolares e/ou com o propósito de formação de valores” que configuram concepções de conhecimentos, de valores, identidades e visões do mundo.
Ao analisar qual a importância atribuída ao livro didático pelos professores na preparação e desenvolvimento de suas aulas e quais suas contribuições na formação dos estudantes percebe-se que ele se constitui em um dos materiais didáticos e, como tal, passa a ser um recurso facilitador da aprendizagem e instrumento de apoio à prática pedagógica. Assim, o professor deve buscar no livro didático as constribuições que facilitam a ele mediar a construção do conhecimento pelo aluno, para que se aproprie da linguagem e desenvolva valores éticos socialmente relevantes.
Mais de um programa integra as ações implementadas pelo FNDE que proporcionam a construção do conhecimento pelo incentivo à leitura, visando à formação cidadã. As ações dos Programas do Livro são: Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos (PNLD-EJA), Programa Nacional do Livro Didático para a Educação do Campo (PNLD-Campo) e Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE).
O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é uma das mais importantes políticas públicas executadas pelo FNDE. Além