constituição de 1824
Em Portugual, a chamada “Revolução do Porto" que culminou em 24 de Agosto de 1820, ganhou forças iniciando um movimento com a criação de uma nova constituição, exigindo o retorno da Corte portuguesa. Sob ameaça de perder a coroa Dom João VI foi obrigado a retornar a Portugal em Abril de 1821. Em 09 de Janeiro de 1822, a Corte ordenou também o retorno imediato do principe, que negou-se, onde ficou registrado como o “Dia do Fico", convocando uma Assembléia Constituinte a fim que fosse redigida a primeira Contituição do Estado brasileiro. Em maio de 1823 ja estava funcionando.
Na forma que estava estruturado o Estado brasileiro na Constituição de 1824, estava claro a mescla de ideias liberais reina tes na época com uma estrutura monárquica marcada pelo conservadorismo e pelos interesses dos integrantes da Assembléia Constituinte designada por D. Pedro I, com ideias republicanas conquistadas ldlo povo da frança.
A nação brasileira viu-se diante de umgolpe implantado pelo príncipe que dissouvei a Assembléia Constituinte e outorgou ao povo a Contituição de 1824, se percebe a existência de dois poderes: O representado pela Assembléia que iniciaram na revolução Pernambucana de 1817, e o outro, nofruto de imposição da força de monarca.
Na nossa primeira Carta Constitucional, o Imperador