constituição 1935
Era Vargas é o período da historia do Brasil entre 1930 e 1945, quando o pais estava sob a liderança de Getulio Dornelles Vargas, acre, Roraima e do Amapá para conseguir conquistar a independência do pais,contando com apenas 300 soldados a revolta consegue deter a guarda nacional por quase um ano e declara sua nova constituição, que ficou conhecida como constituição mineira.
A nova constituição retirava o voto das mulheres e voltava com o antigo método de produção escravista, mesmo que tem agradado Roraima o Amapá, o acre não concordou e abandonou a aliança. A guarda nacional conseguiu deter minas gerais com ajuda dos acreanos e integra-lô novamente ao estado Brasileiro. Em 25 de janeiro de 1936 a revolta e completamente desfeita.
Em março de 1935 foi criada no Brasil a Aliança Nacional Libertadora (ANL), organização política cujo presidente de honra era o líder comunista Luís Carlos Prestes. Inspirada no modelo das frentes populares que surgiram na Europa para impedir o avanço do nazi-fascismo, a ANL defendia propostas nacionalistas e tinha como uma de suas bandeiras a luta pela reforma agrária. Embora liderada pelos comunistas, conseguiu congregar os mais diversos setores da sociedade e rapidamente tornou-se um movimento de massas.
Em 1935 a ANL Com apoio de internacional comunista comitem, Montou a intentona comunista onde também conhecida como a Revolta Vermelha de 1935 inscreve-se como conspiração de natureza político-militar, pelas suas reivindicações políticas imediatas (de protesto político-institucional contra um governo autoritário) onde foi realizado em novembro de 1935 pelo PCB (na época o Partido Comunista do Brasil) em nome da aliança libertadora.
O primeiro levante militar foi deflagrado no dia 23 de novembro de 1935, na cidade de Natal. O dia seguinte, outra revolta militar ocorreu em Recife. No dia 27, a revolta aconteceu no Rio de Janeiro, então Distrito Federal. Sem contar com a