Constituiçao de 1967
A CONSTITUIÇÃO DE 1967
Centro Universitário FIEO – UNIFIEO
Osasco 2012
ELIANA FERNANDES MARQUES MENEGHETTI
A CONSTITUIÇAO DE 1967
Trabalho apresentado ao Curso de Direito Constitucional I - Ciências Sociais e Jurídicas do Centro Universitário FIEO- UNIFIEO, como requisito parcial da avaliação da disciplina Direito Constitucional– 3º MA.
Orientadora: Professora Thais Novaes Cavalcanti
Centro Universitário FIEO – UNIFIEO
Osasco 2012
CONSTITUIÇÃO DE 1967
Preâmbulo
Escolhi a constituição de 1967 porque ela faz parte do contexto em que vivi na adolescência e juventude. Entrei na Universidade de São Paulo em 1972, governo Medici, e assistiamos perplexos os acontecimentos a nossa volta, ainda que não, no meu caso, envolvida diretamente.
Muito do que escrevi me foi ditado pela memória, motivo pelo qual muitas vezes não possua referencia bibliográfica. Como espectadora sem lado, consegui enxergar os abusos e absurdos das partes.
Se tive que fugir de “meganha”, como chamavamos o exercito repressor, também tive que me esconder quando me vi cercada por passeatas agressivas e depredadoras.
Assim como tive duas professoras mortas e meu colegio fechado no meio do ano letivo, também tive um primo que servia CPOR e levou um tiro na cabeça em uma invasao do forte da Ponta da Praia, pelo grupo VARP.
Existem muitas mentiras dos dois lados. Nem todos eram diabos e nem todos eram Santos. E as besteiras das “otoridades” realmente corriam a solta.
Peço desculpas por não conseguir não ser passional no texto, mas somos uma geração que leu muita receita de comida na primeira pagina do Estadão.
CONSTITUIÇÃO DE 1967. 1. Panorama politico e social vigente
Como foi estudado, as normas juridicas sao fortemente influenciadas pelo tempo e espaço em que vigem. A Constituição sempre reflete as realidade de sua época.
Nossa última constituiçao datava de 1946, e com o fim do Estado Novo, ela veio a restabelecer os