constituicoes
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
SOCIOLOGIA GERAL
SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES
Antonio Marcelo
Ana Mikaele
Clôriana Araujo
Carliane Araujo
TAUÁ – CE
2014
INSTITUTO CEARENSE DE EDUCAÇÃO – ICED
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
SOCIOLOGIA GERAL
SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES
Antonio Marcelo
Ana Mikaele
Clôriana Araujo
Carliane Araujo
TAUÁ – CE
2014
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho relata sobre as sociedades em comandita simples surgida no direito francês a fim de contornar as dificuldades para a instituição de sociedades anônimas. A sociedade em comandita por ações tornou-se mais acessível e de formação relativamente simples, notadamente por não exigir autorização governamental. A sociedade comandita simples nasceu a partir do código comercial brasileiro de 1850 e assim, o termo comanditar, diz respeito a relação de confiança.
2- DESENVOLVIMENTO
A sociedade em comandita simples é a caracterizada pela existência de dois tipos de sócios: os sócios comanditários e os comanditados.
Os sócios comanditários têm responsabilidade limitada em relação às obrigações contraídas pela sociedade empresária, respondendo apenas pela integralização das quotas subscritas. Contribuem apenas com o capital subscrito, não contribuindo de nenhuma outra forma para o funcionamento da empresa, ficando alheio, inclusive, da administração da mesma.
Já os sócios comanditados contribuem com capital e trabalho, além de serem responsáveis pela administração da empresa. Sua responsabilidade perante terceiros é ilimitada, devendo saldar as obrigações contraídas pela sociedade. A firma ou razão social da sociedade somente pode conter nomes de sócios comanditados, sendo que a presença do nome de sócio comanditário faz presumir que o mesmo é comanditado, passando a responder de forma ilimitada.
Essa forma de sociedade é