Constantinopla
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS-CCH
HISTÓRIA LICENCIATURA
HISTÓRIA MEDIEVAL
FRANCISCO DÊNIS MELO
SEBASTIÃO BATISTA DE AGUIAR
MEMÓRIA DA AULA O NASCIMENTO DE UMA CIDADE: CONTANTINOPLA E SUA HERANÇA PAGÃ E CRISTÃ
SOBRAL-2014
SEBASTIÃO BATISTA DE AGUIAR
MEMÓRIA DA AULA O NASCIMENTO DE UMA CIDADE: CONTANTINOPLA E SUA HERANÇA PAGÃ E CRISTÃ
Trabalho apresentado como requisito para obtenção da nota referente à 2º e 3° AP na disciplina História Medieval ministrada pelo o professor Francisco Dênis Melo, do Curso de História da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UEVA. Orientador: Prof. Francisco Dênis Melo.
SOBRAL-2014
O NASCIMENTO DE UMA CIDADE: CONTANTINOPLA E SUA HERANÇA PAGÃ E CRISTÃ Bizâncio era um estado grego fundado em 600 a.c pelo o rei Bizas. Aquela população instalou-se naquela porção de terra por causa da faixa de água que ligava a Ásia à Europa e o mar negro ou mediterrâneo. Alguns séculos mais tarde esse estado grego tornou-se uma das cidades mais conhecidas do mundo antigo, a tão conhecida Constantinopla, local onde hoje se encontra a cidade Istambul, na Turquia. Para muitos o Império Bizantino foi algo insignificante, mais em 1100 anos o império não só foi o salvador da herança de lei e literatura como acelerou o cristianismo e nos deu pensadores, construtores e artistas que contribuíram para a renascença e chegaram até o século XXI. A expansão do império Bizantino deu-se graças à inteligência de um imperador chamado Constantino. Em 324 após duas décadas de guerra civil Constantino finalmente consegue o domínio de todo o Império Romano, e torna-se imperador.
Após subir a ao trono Constantino viajou para a ponta do império lugar remoto, a Turquia dos dias atuais. Nessa área Constantino estava decidido a construir o que seria a nova capital do império, Constantinopla. A cidade de Constantinopla foi construída nos